|
Post by Admin on May 12, 2016 17:29:16 GMT
Para ser mais legível vamos manter um máximo de 10 respostas por post.NOTA:Apenas foram incluídas as respostas consideradas relevantes. Se a tua resposta não está incluída aqui e achas que devia estar, podes postá-la aqui, ou então enviá-la para mieecv2@gmail.com1. No geral discordo com quase todas. Continuamos com 4 cadeiras no 1º semestre, quando podia perfeitamente bem englobar o "Portfolio MiEEC". Estamos a dar pouco ênfase à parte eléctrica prática. Muitos planos de estudos baseados no IST quando na verdade, deviamos de ser nós a escolher o nosso plano. Estamos a facilitar o curso quando deviamos de ser mais exigentes. 2. Não sei se o portfólio MIEEC é uma boa cadeira no 1º ano, mas parece-me ser necessária. Não percebo para onde foi SO no 3º ano. Parece-me interessante os projectos. Apesar de o 1º ser com arduino fica uma pequena experiência com MCUs (algo que alguns nem sabem que existe).
No 1º ano, a cadeira que substitui LEC será suficiente preparação para CE? Preocupa-me isso. Contudo é boa ideia uma cadeira que ensine a usar aparelhos de medida minimamente para E1, na minha opinião.
3. A cadeira de portefólio MiEEC, parece-me interessante se for uma cadeira realmente para aprender e não uma espécie de forum de discussão, ou uma cadeira em que aprendemos a teoria e não a prática. Quanto a LEC acho que foi bem substituída por laboratório de circuitos e simulação, pois LEC acabava a meio do semestre, o que implicava uma menor carga horária mas também um buraco no horário, assim o tempo será aproveitado. Concordo com a mudança de MET para "Materiais elétricos e Semicondutores" pois a parte de termodinâmica não é relevante para o nosso curso. Processamento de sinal apesar de estar melhor colocado no 2º semestre, concordo com a passagem para o 3º por achar que o projeto I é mais importante. Projeto I: concordo, pois vai fomentar o trabalho em equipa e também a organização/preparação para os projetos dos seguintes anos. Com a alteração de EDA para o 2ºsemestre concordo, pois depois de ter uma cadeira sobre fazer um projeto, o projeto de EDA será muito mais "fácil" de se fazer, MC no 1º semestre não sei se concordo pois são necessários alguns conhecimentos de AMIII, portanto acho que MC deveria continuar no 2º semestre e CE no primeiro, pois vimos com conhecimentos de analise de circuitos do 1ºano. Quanto ás alterações do 3º ano não tenho nada a dizer, concordo com todas, principalmente com a opção condicionada, porque penso que no 3º ano já todos temos uma pequena ideia do ramo que queremos, e portanto não há necessidade de estudarmos todos os outros ramos. 4. Realmente há mudanças a serem feitas, mas de certeza que não se deve ter PS tanto tempo separado de SS, nem tirar a termodinâmica. E porque não começar os mestrados no 3º ano como na FEUP ? 5. Penso que seja um projecto interessante mas discordo a 100% da cadeira de Portofólio MIEEC que não possui utilidade nenhuma para o curso. Além disso discordo fortemente da ideia de quererem ter Circuitos Elétricos com Eletrónica 1 no mesmo semestre dado que iria causar uma confusão imensa de conceitos entre as duas cadeiras e iria gerar uma taxa de reprovação muito elevada. Seria mais inteligente mudarem a cadeira de Projecto I para o segundo semestre e trocar com Circuitos Elétricos. 6. -Laboratório de Circuitos e Simulação A cadeira aposta numa sobreposição das matérias de AIPE e LEC, cadeiras que não são assim tão semelhantes. Peço desculpa, mas o professor Jaime explica bem LEC contudo não o vejo a dar MATLAB/Simulink. Faria mais sentido fundir as cadeiras de LEC e IM, visto que tenho que aprender por mim a mexer em osciloscópios para E1 e E2 e apenas quando chego a IM é que tenho uma cadeira para me ensinar e visto as duas cadeiras serem principalmente laboratoriais faria mais sentido serem estas a fundirem-se.
-Circuitos Elétricos e Eletrónica 1 Estas cadeiras não fazem sentido juntas no mesmo semestre. Para podermos aprender Eletrónica 1 convenientemente temos que saber bastante bem manipular circuitos elétricos, sendo por isso muito melhor a cadeira de CE ser pelo menos no semestre antes.
-Projeto Melhor ideia desta reformulação, permitindo obter conhecimentos mais práticas das matérias que aprendemos ao longo do curso.
-3º Ano A ideia das opções livre e condicionada são também bastante boas ideias, permitindo já aos alunos irem-se especializando no ramo que pretenderem.
7. Se no segundo semestre do 1º ano não houver uma cadeira de álgebra (segundo o que um professor desta área me disse, é a área da matemática que me permite perceber séries com a profundidade necessária para perceber séries de Fourrier), não posso considerar que o maior problema com que me deparo neste curso (falta de conhecimentos matemáticos que me permitam perceber o que é leccionado), SS no moldes actuais é uma farsa, o professor é forçado a pôr na frequência exercícios iguais aos que fez na aula, nenhum aluno percebe a matéria mas passam alunos na mesma, não andam os meus pais a pagar propinas e impostos para isto, quero aprender, não quero andar a fazer de conta. Quanto às alterações propostas, as disciplinas de projecto são algo que eu gostaria de poder frequentar, acho que o desenvolvimento de algo de alguma complexidade em grupo é enriquecedor, principalmente se a funccionalidade do que é desenvolvido no projecto não fôr definida pelo professor mas pelo grupo. 8. As cadeiras introdutórias aos ramos não devem ser eliminadas. Para mim foram uma ajuda decisiva na escolha do ramo! 9. Garantidamente melhor do que está neste momento. No entanto, alterava o conteúdo dado em Redes de Computadores, porque apenas é dado o protocolo TCP/IP de alto a baixo, e incluía alguns conteúdos acerca de como fazer redes, criar servidores, algo nesse âmbito, pois existe oferta no mercado de trabalho sobre gestão de redes. 10. 1ºano/1ºSemestre Concordo com a introdução do Portfólio, penso que seria benéfico para todos os alunos, no entanto, assim de repente não estou a ver nenhum professor do DEEC a ser capaz de dar essa cadeira, mas ser um professor externo também não sei se será a melhor abordagem. 1ºano/2ºSemestre Acho que fazia mais sentido deixar ficar EDA e colocar SM noutro ano, pois assim Programação de Computadores teria um seguimento.
2ºano/1ºSemestre Acho que este semestre parece-me bem estruturado, talvez seja pouco trabalhoso, mas com conteúdos importantes, e é de ressalvar a introdução de uma nova UC com Arduinos. 2ºano/2ºsemestre Na minha opinião está demasiado sobrecarregado com Electromagnetismo, E I , CE e EDA... Acho que fazia mais sentido passar SM para o 2º ano e deixar EDA onde estava para poder ter a continuidade de Programação.
3ºano/1ºSemestre Concordo com as alterações feitas.
3ºano/2ºSemestre Apesar de achar boa ideia retirar AI, RIE, RST e SO elas são a base dos mestrados, e não fazia sentido ter Redes de Computadores sem ter RST e SO uma vez que a matéria é precedente. No entanto para quem não está interessado em RIE essa cadeira nunca vai servir para nada. AI apesar de ser mal dada, também é uma excelente cadeira com conteúdos bastantes interessantes.
|
|
|
Post by Admin on May 12, 2016 17:33:51 GMT
11. - O primeiro semestre do primeiro ano continua com 4 cadeiras. Os ECTS de cada cadeira não são adequados ao esforço que estas exigem. - Portefólio MIEEC não me parece uma cadeira extremamente necessária. Deveria estar logo no primeiro semestre para os "caloiros" terem uma ideia do que é o nosso curso. - Concordo com a cadeira de Laboratório de Circuitos e Simulação. LEC é uma cadeira que tem extremamente poucos conteúdos programáticos. É necessário aprender Simulink no primeiro ciclo, visto não existir nenhuma cadeira em que o aprendamos e é-nos exigido que saibamos trabalhar com este. - É bom EDA passar para o segundo ano, visto actualmente passarmos um ano inteiro sem programar. - Análise III e Matemática Computacional no mesmo semestre não sei se será o melhor. Visto serem necessários conhecimentos de AMIII para MC. - Desde que bem estruturadas apoio a 100% as cadeiras de Protejo. - Circuitos Elétricos e Eletrónica I não faz o menor sentido. Para realmente perceber Eletrónica é preciso um bom conhecimento de análise de circuitos eléctricos. - Controlo necessita urgentemente de uma componente prática! - IM necessita urgentemente de uma reforma no programa. - As opções livres e condicionadas são também uma boa mudança embora ache que se podia começar com o inicio dos mestrados mais cedo. Acho que não devemos facilitar o curso, mas sim torna-lo mais exigente e apelativo.
12. não concordo com a cadeira de projecto 2, penso que deveria existir uma cadeira de projecto1, preferencialmente no 3ºano, 13. Estas propostas são no mínimo ridículas. Qualquer pessoa que conheça os resultados sabe que meter no mesmo semestre as cadeiras Electromagnetismo, Electrónica I, Circuitos Eléctricos e Estruturas de Dados e Algoritmos só provocará chumbos a torto e a direito. Completamente ridículo. São necessários conhecimentos de CE já bem estabelecidos para fazer o que quer que seja a E1. A ideia de introduzir programação no inicio do 1º ano e so voltar a pegar-lhe no segundo vai gerar problemas. O mesmo acontece com SS e PS que vão ser separados. Acho também descabido AM3 continuar no mesmo semestre que SS visto que são necessários conhecimentos de AM3 para SS. E o que se passa com tantas cadeiras de projectos? Se eu quisesse cadeiras de projectos tinha ido para o ISEC ou para Engenharia Informática. As aulas e os professores devem incentivar os alunos a realizar os projectos por si próprios e a ensinar como os fazer se assim for pedido, não haver aulas destes. Claramente os professores também não têm ideia que não dão qualquer apoio aos alunos na realização dos projectos. Eu fiz EDA e o projecto final de programação baseou-se em "tomem lá o que eu quero que o projecto tenha e agora façam" sem qualquer introdução à realização de um projecto de programação. Nem em Engenharia Informática, o curso direcionado para tal faz isto. Qualquer aluno que apoie esta idea não compreende os problemas que isto pode trazer. Acho que quem pensou nisto está a confundir aulas teóricas, um momento de aprendizagem, com workshops prácticos (que deviam acontecer mais regularmente e com mais diversidade que apenas programação). E qual é a ideia de tirar as cadeiras de cada ramo no final do 3º semestre? Que outra melhor maneira terão os alunos de saber realmente que ramo querem? Ações de Formação? Aconselhamento de alunos mais avançados? Aconselhamento de professores? Toda a gente sabe que no DEEC isto são coisas que não existem nem nunca vão existir com a mentalidade das pessoas lá.
14. 1. É uma proposta bastante interessante, certamente um bom início. Os principais pontos positivos, são as duas cadeiras de projecto e as cadeiras opcionais no 3º ano. No entanto a cadeira opcional condicionada está sinalizada como tendo 12 créditos, não sei se será uma gralha; no caso de não ser, gostaria de saber de onde vêem esses 6 créditos.
2. Creio que a distribuição de unidades curriculares do 2º ano podia ser melhorada, visto que estão sinalizadas 4 cadeiras no 1ºSem e 6 no 2ºSem, passando EDA para o 1ºSem resolvia-se a questão, e se calhar os conteúdos de EDA dariam também uma melhor preparação para a cadeira de Projecto desse ano.
3. Apesar de se poder considerar Redes de Computadores necessária para o ramo de Telecomunicações, falta uma disciplina desse ramo no portfólio. O portfólio poderia ser expandido um pouco mais.
4. A integração de parte do conteúdo de Eletrónica I para MET parece ser uma boa ideia, mas eu iria mais longe, proponho que se crie uma Eletrónica III um pouco à semelhança do plano de estudos deste curso na Universidade do Porto; isto permitira um maior aprofundamento das matérias, assim como uma selecção das matérias mais exclusiva, isto porque, Eletrónica III poderia ser tanto uma disciplina de mestrado, como uma disciplina opcional.
5. A aliar às aulas práticas de EI e EII, poderia ser considerado a elaboração de um pequeno projecto/TPC para incentivar um maior envolvimento dos alunos na parte práctica.
6. Como aluno entre a licenciatura e o mestrado não vejo a necessidade da inclusão de Ondas e Propagação e talvez até de Eletrotecnia Aplicada no plano da licenciatura, mas alunos com o plano curricular mais em dia, poderão dar uma melhor opinião que eu, no entanto, acho que deve ser visto (assim como o que se faria para substituir essas unidades).
7. Compreendo que a ideia de adoptar o sistema da FEUP de 2 anos de licenciatura e 3 de mestrado possa ser algo que não apele muito, mas se se verificar que o ponto 5 poderá ser válido, é algo que se poderia pensar. E neste caso, provavelmente teria de se passar um ou mesmo as duas cadeiras de projecto para o mestrado.
8. Gostaria também de pedir ao corpo docente que considera-se,usar outro tipo de materiais de suporte, como materiais vídeo. Estes materiais poderiam ser disponibilizados numa plataforma UC (inforestudante ou outra) apenas para os alunos inscritos. Isto porque, após ter usado o Coursera e outras plataformas (codecademy) para benefício próprio, reparei que por vezes ter material em forma vídeo ajuda imensamente a aprendizagem. Apesar de poder talvez reduzir um pouco a assistência das aulas magistrais, não deixa de representar material que pode ser usado ao ritmo pretendido pelo aluno e repetir-se as vezes que se quiser, o que é extremamente vantajoso. Não digo que seja necessário material tão extenso quanto uma aula magistral, mas alguns vídeos que explicassem conceitos chaves e em que se expusesse a resolução detalhada de um ou outro problema por secção de matéria poderia ser o suficiente.
8.1. Todas a pessoas aprendem de maneira diferente e tendo isto em vista tenho de mencionar que uma boa surpresa para mim foi o facto de o Prof. Rui Cortesão se ter apercebido que por vezes a escrita consegue ser uma distracção e passou usar outros meios para que a atenção dos alunos se concentrasse na discussão do tópico. Para mim a escrita (constante) de apontamentos sempre foi meio caminho andado para me perder nos meus pensamentos e acabar com a proverbial cabeça na lua. Creio que soluções como o vídeo e a encontrada pelo Prof.Rui Cortesão poderão ajudar alunos como eu. Como referi, há pessoas que poderão beneficiar extremamente de escreverem os seus apontamentos durante as aulas e outras nem tanto, posto isto, temos de encontrar um meio caminho, e creio que o vídeo será esse meio caminho, visto que permite ao aluno que prefere não tirar apontamentos constantemente, poder rever o material em casa.
9. As escolhas múltiplas têm sido cada vez mais adoptadas no departamento, e enquanto poderá ser uma ferramenta útil para uma facilitação na correcção e até de avaliação, consegue também prejudicar bastante os alunos, que ao se enganarem num cálculo no raciocínio inteiro podem ser levados a escolher opções erradas. Creio que é muito mais útil e beneficial para os alunos e até para os professores de cadeiras com imensos alunos, que se adopte um sistema mais tradicional de resolução de problema, dado que nesse caso o raciocínio do aluno é avaliado.
15. Reestruturação. Observando a mudança de EDA para o 4o semestre, tenho algumas perguntas/sugestões referente às "programações".
Programação é dado no 1o semestre (C++), depois temos no 2o semestre Sistemas de microprocessadores (C). Não faria sentido tentar aproximar o buraco que existe entre estas duas cadeiras? Lembro me que SM comecei a ter aulas como que se ja soubesse C desde o secundário, e isso deveria ser colmatado. (Em 3 anos se calhar mudou).
Faz sentido ter EDA no 4o semestre e programação no 1o semestre (tão distanciadas do tempo)? Bem como ter EDA depois de matemática computacional onde muitas vezes se usam e constroem algoritmos de cálculo (em matlab). Não faria mais sentido aprender/interiorizar como fazer algoritmos para depois utilizar essa mesma formação na cadeira de matemática computacional, e fazendo quem que EDA não ficasse tão distante no tempo em relação a PC?
Sinais e sistemas Já se falou em várias reuniões e o próprio coordenador de curso já conheceu que SS está um semestre antes do que deveria estar. Na minha opinião são precisos conceitos de análise 3 e que são cadeiras no mesmo semestre. Deveria ser dado como teórico pratica
Processamento de sinal: Porque não se inserem práticas em matlab a processamento de sinal? O professor perdigão estava sempre a falar deste assunto, e sinceramente poderia ser uma mais valia. Ou ser dado como teórico pratica.
Instrumentação e medidas deveria ser dado recorrendo ao uso de arduino e não ao DAC da national instruments, isto porque qualquer pessoa compra um arduino e trabalha em casa, mas ninguém compra um DAC de 300 euros para poder praticar. Tendo em conta que vai haver um projecto no semestre anterior precisamente com arduino (ou similar) não vejo porque esta medida não possa ser tomada na reestruturação.
Electrónicas: Todos gostavam de ver este conteúdo revisto e não apenas passar a parte dos semicondutores para a cadeira de física "nova". Comparado com outras instituições de ensino nós temos uma deficiência encorem em electrónica (qualquer que seja a área), e falo pelo conhecimento que tenho pelos projectos que estou envolvido com pessoas de outras universidades.
Automação No ramo de automação é necessário uma cadeira de introdução a microcontroladores (como corroboraram todos os professores de automação que estavam no fórum Pedagogico de à dois semestres a trás) essa cadeira ajudaria no projecto, poderia ajudar em projecto de controlo digital, em sensores inteligentes, em macarrónica ....
Uma cadeira destas bem estruturada, que tratasse de microcontroladores e seus periféricos e comunicação, era menos carga que tinha de aparecer nas cadeiras que utilizem qualquer tipo de microcontroladores, temas como i2C, SPI, série baund, resoluções de ADC (instrumentação e medidas) não seriam necessários inserir em cadeiras como sensores inteligentes e mecatrónica. Em que o professor passa algum tempo a explicar esses conceitos porque nós não sabemos, quando não têm efectivamente a haver com aquela cadeira em questão.
16. No geral, melhor que o atual. Faltam algumas coisas como: - Introdução a flowcharts, dataflows e diagramas de classes, com recurso à linguagem UML. Estes elementos são AMPLAMENTE usados na indústria (mais propriamente em qualquer trabalho que exija programação, especialmente programação orientada a objetos) e não têm destaque no atual curso MIEEC no ramo comum. - [Controlo] dar exemplos práticos de controlo e utilização na vida real; no fim do semestre o professor mostra um projeto ou desafia os alunos para o fazer onde seja possível ver a utilização real da teoria explicada nesta cadeira (tem-se vindo a caminhar para isto nos últimos anos, mas a ideia era dar mais ênfase) - [EDA] Não há muito mais tempo para isso na cadeira porque já são ensinados muitos conceitos, e é uma mais-valia a utilização de C++ como linguagem de POO, mas era de algum interesse por exemplo integrar a utilização de Java aos poucos, em paralelo com o atual sistema. Sei que isto é muito provavelmente um fator distintivo de Eng.Informática, mas existe bastante oferta de emprego relacionada com Java, e alunos de outras Universidades que vão concorrer connosco nessa procura de emprego JÁ TÊM essas bases (POO em Java) e nós não (POO em C++). [Portefolio MIEEC] Parece-me muito cedo para integrar uma disciplina deste género logo no primeiro ano, ainda para mais sabendo que a maioria dos alunos só terá contacto com o mundo empresarial a partir do 3º ano (quando começam a fazer estágios de verão). Percebe-se que não se quer dar muito peso a esta cadeira, mas se for bem expositiva faria todo o sentido passar para o 2º ano. 17. Em relação ao primeiro ano acho mal manter-se as cadeiras todas com 7.5 ECTS. Para além de ALGA, PC e LSD não justificarem sequer esse nº de créditos, tal trama logo um aluno que chumbe a mais do que uma cadeira nesse semestre. A UC "Portfólio MiEEC" não tem interesse absolutamente nenhum e provoca descrédito de um curso universitário. O 2º ano tem vários erros, na minha opinião. CE devia manter-se antes de Eletrónica. EDA está muito longe de PC. PS está em simultâneo com SS o que também não é bom. A cadeira de projeto é uma excelente iniciativa. A cadeira de Instrumentação e Medidas devia ir para o 1º ano. Não se compreende que uma cadeira em que se aprende a mexer no osciloscópio seja dada após as eletrónicas. 18. O problema do curso não se deve as matérias leccionadas, mas sim, a forma de leccionar. Aconselhava formação de formadores a todos os docentes de forma a melhorarem os seus metodos de ensino 19. Sendo que já tive portfolio noutra universidade e foi-me totalmente inutil, acho que não deve ser inserido. Salvaguardo a minha opinião dependendo do programa e sua estruturação 20. Em relação ao 1º ano do 1º ciclo, acho que a cadeira Portefólio MIEEC deveria estar no 1º Semestre e a cadeira EDA se deveria manter no 2º semestre, uma vez que sendo esta última a continuação da cadeira de Programação de Computadores não tem lógica nenhuma um iato de 2 semestres entre as duas. Relativamente ao 2º ano do 1º ciclo acho que a cadeira de Circuitos Eléctricos se deveria manter no 1º Semestre do 2º ano (por exemplo em troca com Matemática Computacional) uma vez que são necessárias ferramentas adquiridas nesta cadeira na cadeira de electrónica 1 não sendo portanto lógico frequentar as duas em simultâneo.Trocaria ainda a cadeira de Processamento de Sinal para o 2º Semestre do 2º ano de modo a dar continuidade a Sinais e Sistemas. Relativamente ao 3º ano do 1º Ciclo, colocaria a cadeira de Projecto1 no 1º Semestre deste ano curricular ou então trocaria a cadeira de Instrumentação e Medidas para o 1º Semestre e acrescentava mais uma opção livre no 2º Semestre.Acrescentaria à lista de opcionais livres uma cadeira sobre sistemas de gestão técnica.
|
|
|
Post by Admin on May 12, 2016 17:36:51 GMT
21. Penso que são feitas boas alterações mas também são feitas más alterações. Acredito ser uma boa ideia introduzir cadeiras direccionadas ao desenvolvimento de técnicas para além do conhecimento teórico. Acredito, no entanto e como exemplo específico, que não é boa ideia pôr no mesmo semestre as cadeiras: Electromagnetismo, Eléctronica I, Circuitos Eléctricos, Estruturas de Dados e Algoritmos, Probabilidades e Estatística. Visto que, na minha experiência com Electrónica, necessitei de conhecimentos de Circuitos eléctricos bem assentes e dominados para conseguir compreender a matéria de Electrónica, pelo que as cadeiras não devem ser leccionadas em paralelo. Continuando, quatro destas cinco cadeiras são das cadeiras com maior taxa de reprovação no 1ºciclo do mieec, pelo que colocá-las todas juntas, na minha opinião, agravará esta questão. 22. Acho que são alterações muito boas, mas não concordo com circuitos elétricos no segundo semestre. Sendo uma das cadeiras base para a análise de circuitos, não faz sentido ter circuitos e eletrónica no mesmo semestre. Além disso, como cadeira com maior afluência de alunos de anos anteriores, alterar agora irá "estragar" horários. De resto, só vejo coisas positivas na alteração. 23. A nova cadeira (Portfólio MiEEC) não faz qualquer sentido ser uma cadeira de primeiro ano, quanto muito pode ser incluída no semestre em que será escrita a tese. Estrutura de Dados e Algoritmos tem de necessariamente estar no semestre a seguir a Programação de Computadores. Senão seriam 2 semestre praticamente sem programação e iriam perder-se as bases para EDA. 24. Penso que a principal melhoria com esta alteração foi a eliminação das 4 cadeiras introdutórias do 3º ano, visto 3 delas serem um pouco irrelevantes para o ramo que escolhemos. Além disso, penso que a cadeira AIPE passaria a ser dispensável, já que LEC passou a valer mais e a incluir programas como Matlab e Simulink, e IM reforça o Labview, logo parece-me que os conteúdos de AIPE seriam um pouco repetidos, logo poderia ser uma cadeira a eliminar. Também acho que o aumento de SM de 6 para 7.5ECTS é um pouco absurdo, e a cadeira de Portfólio poderia valer 3ECTS, já que até entrarmos no ramo não existem cadeiras (penso eu, já não tenho a certeza) onde seja preciso apresentar trabalhos ou onde se aprenda a integrar em grupos de trabalho, sendo por isso uma mais valia essa nova cadeira valer mais de 1.5ECTS. De resto, só tenho a apontar mais um pequeno pormenor, que é a cadeira EDA ficar um pouco distanciada de PC, e ser um pouco o seguimento desta cadeira, passando a estar 3 semestres à frente uma da outra, em vez de estarem em 2 semestres do mesmo ano. no 2ºSemestre do 3ºano também estão no total 36ECTS em vez dos 30, penso que será um engano, e no 2ºano estão 24ECTS no 1ºSem e 36ECTS no 2ºSem. 25. Eu só posso falar do primeiro ano, pois é o ano que estou a frequentar...No meu ponto de vista concordo com tudo com a excepção de Mecânica e Ondas que tem muita matéria e alguma dela que não faz sentido estar no nosso curso...como por exemplo fluido....óptica...de resto não tenho mais nada a apontar. 26. PORTFÓLIO MIEEC não faz muito sentido e seria um pouco desperdício de tempo
|
|
|
Post by Pastel de Nata on May 13, 2016 13:30:25 GMT
Estive agora a ler tudo isto muito por alto, apenas gostava de deixar uma opinião aqui ao nosso colega do nº 13.
"Nem em Engenharia Informática, o curso direcionado para tal faz isto" - Vai falar com alunos que não sejam de primeiro ano, e informa-te melhor sobre o que acabaste de dizer.
"Toda a gente sabe que no DEEC isto são coisas que não existem nem nunca vão existir com a mentalidade das pessoas lá" - Podes consultar os teus professores sempre que quiseres nos seus respectivos gabinetes, e eles falam amplamente sobre cada um dos ramos na semana dos ramos. Podes inclusive consultar o plano de estudos de mestrado, e ver qual o que se adapta mais ao teu gosto. E gostava de saber se já fizeste o terceiro ano, e que opinião tens sobre as cadeiras de segundo semestre.
" Acho que quem pensou nisto está a confundir aulas teóricas, um momento de aprendizagem, com workshops prácticos (que deviam acontecer mais regularmente e com mais diversidade que apenas programação)" Então explica-me lá o que é que a componente prática é, um "momento de desaprendizagem" ? E se não gostas de workshops de programação, há vários inquéritos onde pedem sugestões para futuros workshops, não sei do que estás a espera.
"Se eu quisesse cadeiras de projectos tinha ido para o ISEC ou para Engenharia Informática" - Aconselho-te a ir ver os planos de estudos da FDUC e da FLUC, onde não há de todo projectos.
|
|
|
Post by Tá frio on May 13, 2016 18:44:28 GMT
Vou ter de concordar com o nosso colega "Paster de Nata", aqui o do nº 13 lançou imensas ideias sem saber de metade das coisas, mas infelizmente ele tem uma certa razão em relação ao projeto de EDA, eu mesmo que me tenho safado super bem com a materia tive dificuldades, nao no assunto em si, mas mais em relação ao facto de nunca ter tido feito um projeto na vida. Agora é claro, so' com empenho por parte dos alunos é que as coisas vao ao sitio, eu ca' fui pedir ajuda e opiniões a professores e por isso mesmo discordo em relação a : "Toda a gente sabe que no DEEC isto são coisas que não existem nem nunca vão existir com a mentalidade das pessoas lá", pois principalmente este ano, eu tenho falado com bastantes professores, que estão sempre dispostos a ajudar e a falar sobre o ramo a qual pertencem, portanto aconselho te simplesmente a não ter medo de falar com os professores, e pode ser que essa tua opinião se altere.
Cumprimentos.
|
|